terça-feira, 9 de junho de 2009

Black Metal


Humm black metal , maioria dos jovens gosta ,e a maioria das mães sempre falam , ele fica socado dentro daquele quarto escutando alto aqueles caras gritando e falando do diabo ,mas enfim vamos saber um pouco mais sobre o assunto .O black metal é um subgênero musical que evoluiu do thrash metal no início dos anos 1980 paralelamente ao death metal, um outro gênero do metal extremo. Este novo estilo é extremamente sombrio, cru e agressivo e incorpora em suas letras temas como o satanismo e o paganismo (em particular a mitologia nórdica). Um estilo onde o extremismo pode ser percebido tanto na sonoridade - ríspida e crua - quanto nas letras: anticristãs, em alguns casos Neo-Nazistas (Por influência de Kristian Vikernes). Algumas bandas consideradas precursoras do estilo são: Venom, Hellhammer, Bathory, Sodom, Celtic Frost, Bulldozer, Destruction e Mercyful Fate. Algumas das bandas mais influentes no início deste estilo foram: Burzum, Darkthrone, Emperor, Immortal, Sarcófago e Mayhem.
Na 'onda' do BM¹:Descontentes com o excessivo rumo comercial o qual o metal parecia estar fadado, bandas como Mercyful Fate destacaram-se por mostrar interesse em compor músicas mais obscuras e agressivas.O ideal de anti-comercialismo e elitismo do black metal começa a ser forjado nessa época, onde será cristalizado na segunda onda do black metal através das idéias do filósofo alemão F. W. Nietzsche. [1]
² onda do BM:O foco do black metal é alterado: dos Estados Unidos Da América diretamente para a Noruega. Devido aos traços culturais serem fortes em toda a Europa, o black metal ganha novos valores (que não somente o famoso e tradicional: 'sexo, drogas e rock n' roll' adotado por várias bandas do meio Heavy metal. Ele adota uma série de valores que irão contribuir mais tarde para a sua fama). O ideário do Black Metal, deste modo, passa pelo extremo underground (já que a cena underground estava repleta de pessoas que somente repetiam o que era feito, sem criar algo novo, logo, o nascimento do movimento ficava nas mãos de poucas pessoas) que contribuiria fortemente para a formação dos ideais no estilo. Não interessava aos integrantes fazer algo que já era feito no underground (como fazer mais bandas de thrash ou death)[2]: almejavam algo completamente novo para que fosse compatível com um ideário completamente novo. [3]O estilo foi fortemente influenciado por duas bandas que passaram a representar duas correntes: Burzum, que representa a corrente mais filosófica, pró-paganista, anti-cristã; foi grandemente influenciada por Nietzsche e a corrente representada pela banda Mayhem: anti-cristã, satânica; fortemente blasfêmica.
Logo após a análise dessas duas bandas históricas, é importante lembrar que o movimento não possui uniformidade exagerada. Tais comparações propostas foram realizadas somente para efeito didático e existem diversas variações que reforçam ou até mesmo negam o ideário das bandas consideradas como símbolo do black metal norueguês.
³ onda BM:As queimas de igrejas, assassinatos e o radicalismo extremado do Black Metal da segunda fase juntamente com a ascensão de bandas nos EUA que se identificavam com o black metal da segunda fase, fez com que o estilo ganhasse grande atenção da mídia. Apesar de seus adeptos acreditarem que a mídia distorce o movimento black metal[4], nessa fase, o estilo e consequentemente suas idéias foram grandemente divulgadas (embora distorcidas) foram criados também vários sub-generos, e pode-se dizer que a parte instrumental do black metal sofreu novas influências.Esta fase tenta implantar no estilo o ultra-romantismo, estética adotada há um considerável tempo no Brasil e em diversos países do mundo, fato este bastante curioso visto que o movimento vinha adotando até então uma postura épica mas ao mesmo tempo nova na música (sem grande respeito a moral judaico-cristã, canções abordavam guerra, etc), onde havia grande tentativa da fuga de clichês existentes em grande quantidade na estética ultra-romântica, com obviamente, as influências da cultura nórdica européia. No restante dos países, como, por exemplo, nos sul-americanos, a cultura era fundida com qualquer manifestação não cristã como a quimbanda(vide Ocultan). Nessa fase, formaram-se e formam-se diversas bandas que sequer conhecem os reais objetivos e toda a complexa filosofia do Black Metal na primeira e segunda fase e é tida pelos apreciadores mais radicais como sequer uma fase e sim um tipo de metal mainstream.
Características : Letras de cunho anti-cristão ou ligadas ao Paganismo, Satanismo, Mitologia e Ocultismo em geral. Existem ainda bandas em que as letras são ligadas ao Niilismo, Anti-Humanismo, algumas até mesmo à Depressão, Suicídio ou doenças mentais. Vale notar que bandas como Deicide, Immolation e Slayer possuem algumas músicas com letras referentes a alguns desses temas, porém estas bandas são consideradas respectivamente bandas de Death Metal (Deicide e Immolation) e Thrash Metal (Slayer). Aconselho a escutarem uma banda que gosto muito para mim é uma das melhores Dimmu borgir

http://www.youtube.com/watch?v=F9cqKafnUrk (Dimmu Borgir )

4 comentários: